sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Ilha da Madeira selvagem

Há cerca de 15 anos,uma volta á Madeira em caiaque que não correu como esperava,recambiou uma parte dos canoistas para o Funchal. A ponta de S.Lourenço fazia das suas e do lado de "lá" o mar era de vaga ordenada de 5 metros com tempo ventoso e muita chuva. Para mim bem podiam dizer que a vaga tinha 10 metros que eu acreditava,tal era a enorme massa de água que ameaçava engolir os caiaques tratando-os como folhas de papel molhado. Os pescadores recuperaram metade da frota(eu incluido) com os olhos esbugalhados a tiritar de frio e com o estomago ás voltas. O restante, composto essencialmente por Madeirenses , Açoreanos e alguns continentais continuou para as seguintes etapas. Nós os "outros" fomos despachados rapidamente para o Funchal, e foi tão rápido que a carrinha que nos transportava numa daquelas subidas e descidas vertiginosas perde literalmente a porta(!) e metade da carga (nós) esteve quase a ser despejada a meio do percurso.
A semana que se seguiu foi bem mais pacifica, deixou tempo livre para visitar a cidade e a marina, ler as mensagens que os navegadores deixam uns aos outros escritas no pontão de protecção. A aventura começava a tomar forma na minha cabeça, aqueles veleiros com pavilhão de várias origens transbordavam de aventura, perigos também, mas , é irresistível o chamamento e eu quero fazer parte desse mundo que é afinal a nossa terra.
Voltei mais vezes á madeira, enquanto o sonho de um dia ir para o mar ia cimentando devagarinho outras aventuras me levaram áquela ilha, fiquei a conhecer o hospital principal por dentro mas , essas são histórias para outro dia.......