quarta-feira, 22 de abril de 2009

Vadio

Andava eu em plena sessão fotográfica na marina do Espanhol, em Lisboa, quando lá bem no fim do Finger, quando já estava mesmo a preparar-me para ir embora , surge este espécime em madeira. Fabricado em 1946, algures lá para o Seixal ou Amora, mantém um aspecto muito saudável para a idade.
No entanto uma família, Pai e filho vão iniciar uma restauração imposta pela idade. Em termos náuticos a única loucura maior do que fabricar uma embarcação é recuperar outra em madeira. Desejo sinceramente a maior das sortes para a família e que o empenho não esmoreça.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Jonhny para a presidencia

Agora que o cão de água Português é uma raça famosa eu apresento aqui solenemente o...Jonhny. È uma raça genuinamente Portuguesa, utilizado pelos pescadores da zona de Olhão, é o unico cão de água do mundo que mergulha e fazia-o para apanhar o peixe que caia das redes. Tem ou tinha o dom de avisar os pescadores para a existência de tubarões na zona , muito antes de estes se aperceberem da sua aproximação, graças ao seu apurado olfacto. È muito leal ao dono o que no caso dos pescadores significava guardar a embarcação quando esta chegava a terra. È muito amigo das crianças e é muito brincalhão mesmo com idade avançada. È corajoso não fugindo a uma boa luta com outro animal que o desafie. Como cão de guarda assusta mais pelo aspecto todo negro e com a vivacidade com que desata a ladrar com realmente atitude á Pitt-Bull que definitivamente..não tem. Embora não pareça na foto, tem olhos e tudo. Pode passar horas deitado ás pernas do dono sem se mexer se o respectivo não sair dali. Agora os contras.....NÃO é animal de apartamento se isso significa ficar sozinho durante o dia. Come tudo, bancos, sapatos ,brinquedos, enfim...tudo.
Esta raça , nos anos 70 estava registada no Guiness book como sendo a raça registada com menos existências o que a colocava em vias de extinção. Foi este o facto que me fez logo optar pela raça. Se não fosse um casal Americano e outro Alemão e provavelmente já não existiriam, sendo nos EUA o Pais onde existem em maior numero.
Este meu cão de água tem uma particularidade......não gosta de água! e desconfio que esta incoerência se deve ao facto de com 2 anitos eu achar que estava na altura de oferecer o primeiro contacto aquatico e atirei-o para dentro do Tejo. Depois descalçei-me e tive que ir pescá-lo á pressa, porque a não ser que os dotes de nadador estivessem na ponta do nariz, pois era precisamente a única coisa que ficava fora de água, o bichano não apresentava um ar muito satisfeito e que justificasse o nome da raça!. Ainda hoje por vezes entro na água e chamo-o (porque ele não sai da margem) e não é que o tipo começa a ladrar aflito como se dizesse....sai dai que isso é o inferno e tu morres!. Já desisti! mesmo assim é um companheiro á maneira.

domingo, 12 de abril de 2009

Curiosidade


Garantiram-me que este barco foi fabricado no deserto e já deu duas voltas ao mundo. Antagonismos que afinal são possíveis e que demonstram ao comum dos mortais que o impossível é só para aqueles que não tentam.