Foi aqui sugerido um desafio pelo Peter Mary para que eu definisse o porquê da escolha do escritório de desenho "Roberto Barros Yatch design".
Esta questão não é muito pacifica e levou largos meses a ser decidida.
Eu procurava um veleiro com mais ou menos 42 Pés e que fosse forte , fácil de construir, que não fosse uma lesma a navegar e que pudesse ser manobrado por uma só pessoa. Mas o factor mais forte além da robustez seria sem duvida a beleza, eu tinha que olhar e decidir sem sombra de duvida...é este!. As coisas comigo têm que funcionar assim, sem duvidas, porque se as há logo no inicio....não é seguramente um bom inicio.
Assim este casco é extremamente seguro , apresentando soluções que nunca vi noutro veleiro do mesmo porte, tais como: anteparas estanques; uma antepara longitudinal em chapa de 12mm; uma cabine de piloto (a cair em desuso mas muito útil) e a possibilidade de ter um posto de comando alternativo no interior. Seguem-se outras características muito importantes tais como grande capacidade de armazenar água e combustível e espaço para poder montar uma pequena oficina com torno e ferramentas para manutenção ou reparação de emergência. Patilhão de aba e skegue no apoio da pá do leme são outros pormenores que denotam que quem fez este desenho tinha "mesmo" em mente fazer um barco para qualquer latitude e á prova de "volta ao mundo".
È verdade que no inicio ainda pensei num desenho do escritório do "Bruce Roberts" mas não me apaixonava como este e parecia que o desenho já muito antigo não favorecia um casco rápido, embora o nível de informação para o construtor amador seja altíssimo, funcionando quase como um jogo do lego.
Depois outros situações ajudaram a decisão, o facto de falar-mos a mesma língua favorece o entendimento, o facto de este ser já o desenho nº66, ou seja, não é um novato e o facto de no Brasil e no mundo muitos barcos de outros tamanhos foram já construídos com os desenhos deste gabinete, havendo de tudo: voltas ao mundo; regatas vencidas e garantida longevidade em todos eles. Se fosse hoje garantidamente seria este multichine 45 que era escolhido.