sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Ilha da Madeira selvagem

Há cerca de 15 anos,uma volta á Madeira em caiaque que não correu como esperava,recambiou uma parte dos canoistas para o Funchal. A ponta de S.Lourenço fazia das suas e do lado de "lá" o mar era de vaga ordenada de 5 metros com tempo ventoso e muita chuva. Para mim bem podiam dizer que a vaga tinha 10 metros que eu acreditava,tal era a enorme massa de água que ameaçava engolir os caiaques tratando-os como folhas de papel molhado. Os pescadores recuperaram metade da frota(eu incluido) com os olhos esbugalhados a tiritar de frio e com o estomago ás voltas. O restante, composto essencialmente por Madeirenses , Açoreanos e alguns continentais continuou para as seguintes etapas. Nós os "outros" fomos despachados rapidamente para o Funchal, e foi tão rápido que a carrinha que nos transportava numa daquelas subidas e descidas vertiginosas perde literalmente a porta(!) e metade da carga (nós) esteve quase a ser despejada a meio do percurso.
A semana que se seguiu foi bem mais pacifica, deixou tempo livre para visitar a cidade e a marina, ler as mensagens que os navegadores deixam uns aos outros escritas no pontão de protecção. A aventura começava a tomar forma na minha cabeça, aqueles veleiros com pavilhão de várias origens transbordavam de aventura, perigos também, mas , é irresistível o chamamento e eu quero fazer parte desse mundo que é afinal a nossa terra.
Voltei mais vezes á madeira, enquanto o sonho de um dia ir para o mar ia cimentando devagarinho outras aventuras me levaram áquela ilha, fiquei a conhecer o hospital principal por dentro mas , essas são histórias para outro dia.......

10 comentários:

Anónimo disse...

Não foi dificil, pois não? O começar? Agora é apenas seguir em frente nesse sonho e ires deixando por aqui, em tom de escrita, esse projecto enorme que carregas no peito. Eu quero saber como se constrói um sonho de 14 metros em forma de veleiro. Até porque o nome veleiro, traz consigo a palavra aventura, viajar, voar para longe sobre águas... beijos

Rafeiro Perfumado disse...

Já fui duas vezes à Madeira, mas nunca me meti em aventuras dessas, prefiro as que incluem escaladas. Mas dificilmente voltarei a essa terra, não suporto ver a industrialização do turismo a dar cabo da cultura local. ABraço!

Rui Silva disse...

È isso mesmo rakel,tenho todas as razões do mundo para ficar,mas porque é que estou sempre em bicos dos pés a espreitar para lá do horizonte?

Rui Silva disse...

eu chamo-te quando fôr preciso mudar a lâmpada na ponta do mastro,são só 19 metros.um abraço

cavalo marinho com asas disse...

Adoro ilhas, adoro mar! Não conheço a Madeira mas sou fã da Ilha Terceira.
Viver rodeada de mar é um previlégio muito grande.
O teu sonho é fabuloso...
Velejar é tornar um sonho real!!!
Não desistas... Levanta os pés e voa... Vai...

Anónimo disse...

Para mim desportos radicais só mesmo Mappling e Zapping...!

Rui Silva disse...

cavalo marinho com asas.

E eu não conheço a Terceira!todos me dizem que os Açores são mais bonitos,não sei como é que é possivel,a Madeira já me tira a respiração!!...engraçado neste momento está a tocar no radio o "homem do leme".


Ap,

Eu também pratico esses desportos,mas á medida que os anos passam cada vez acho mais mal empregye o tempo gasto nessas actividades...ludicas!

DML disse...

Ora muito bem! Custa e comecar como a rakel disse. Bem vindo a blogosfera como escritor e acredito que seras bem recebido por toda a comunidade.

Acho que tens um sonho que alguns partilham... hi hi hi

So uma pergunta por acaso nao es o conde que andava pela PTnet? (vi que tens como interesse tecnologia)

Boa sorte no teu blog e partilha o teu sonho com os outros!

Um abraco

Rui Silva disse...

DML,
Escritor,eu! não,por acaso gostava de sabêr escrevêr como algumas pessoas que andam por aqui mas infelizmente não é o caso.

Quanto ao sonho ai poucos me batem,e sim sou o mesmo (acho)

A questão da tecnologia aconteceu porque não consegui ,na altura ,introduzir industria...

DML disse...

Nice, es o criador do dekadence! :P

Este mundo e pequenino!

Nao precisas de ser escritor.. As palavras vao aparecendo!

Abraco