quarta-feira, 9 de setembro de 2009

M/S Hulda


"...O barco M/S Hulda, onde ILhan Koman morou com a sua família durante vinte anos e onde o artista tinha a sua oficina, é uma escuna de dois mastros, um navio mercante e barco de carga construído nos estaleiros de Sjotorp, na Suécia, em 1905...".
"... A criatividade de Ilhan Koman combinou arte e ciência, fazendo dele um representante da abordagem universal oriunda de Leonardo Da Vinci. Durante o festival Hulda, os trabalhos artísticos de Koman embarcam no Hulda...".

Na marina da expo, recentemente reactivada, encontra-se esta escuna até dia 13 de Setembro. Funciona como barco-museu e as desconcertantes peças e ideias apresentadas são um desafio para quem as aprecia, a não perder.

3 comentários:

Teté disse...

Tem um ar muito imponente, com tanto velame desfraldado... :)

Beijocas!

Anónimo disse...

Olá

Fiquei extremamente curioso com a sua construção de tal barco. Também gostaria de construir o meu, talvez menor que o seu apenas porque as marinas aqui no brasil são muito custosas, no entanto este 45 parece ser uma joia rara, tudo o que me deixaria confortável em uma longa viagem.

Gostaria de saber se você já tinha alguma experiência em solda e coisas desse tipo. Também gostaria de saber se uma pessoa inexperiente mas com muita força de vontade também conseguiria construir um.

Abraços e saudações brasileiras.

Rui Silva disse...

Pedro,
Bem vindo por aqui. Na verdade eu não me posso considerar serralheiro ou caldeireiro (parece que este é o termo utilizado por ai), no entanto sei manejar as máquinas o que não é dificil. assim como não sou soldador mas sei soldar. Sei de alguem que aqui em Lisboa fez um veleiro e não sabia nada de nada, ficou conhecido na oftalmologia do hospital á conta das limalhas nos olhos.
O ideal seria um amigo com experiencia poder dar uma ajuda, pelo menos na parte inicial.
Outra questão importante é o espaço, há quem faça estas construções em descampados e jardins ou sem nenhuma especie de protecção á intempérie, ai o nivel de "força de vontade" necessário é aumentado.
De uma forma geral todos os construtores amadores que eu conheço e que optaram por embarcações mais pequenos estão arrependidos com a opção, porque na verdade um casco mais pequeno facilita na construção metalica, mas dificulta na construção dos interiores. Na europa as marinas fazem o mesmo preço entre os 13 metros e 15 metros, mas no Brasil não faltam enseadas e rios onde se pode ancorar. E é verdade, este modelo é uma joia rara, com algumas soluções que não se veêm em barcos desta classe, principalmente ao nivel da segurança. Caso seja necessario eu posso ajudar em algumas ideias e estratégias que facilitam e muito uma obra desta envergadura.