segunda-feira, 17 de maio de 2010

Antes de mais, é necessário pedir desculpas pela ausência. Não é normal e saudável evocar o entusiasmo de quem me lê, para depois abandonar sem noticias a audiência, mesmo que sejam 4 ou 5 pessoas. A isso se deve antes de mais uma certa frustração em relação á net e aos blogues, talvez a culpa seja minha, dou demasiado...espero demasiado. Regressar ao meu canto, ás vezes parece a opção mais saudável, só não o faço em definitivo porque desejo ficar com um testemunho publicado da construção do barco e por outro lado, algumas das pessoas que insistem religiosamente e diariamente em visitar esta pagina não o merecem.
Por outro lado, a situação mais do que badalada da situação económica e social que Portugal atravessa não é de forma nenhuma o "ambiente" que se procura para um projecto desta magnitude, é quase uma heresia económica o que tenho estado a fazer. Enquanto muitos tentam nesta situação difícil sobreviver, eu, estando no mesmo "barco" estou a fazer.....um barco!agora imaginem , se puderem, o estado de espírito, a frieza que é preciso para levar as coisas para a frente. È um jogo de xadrez enorme e complexo, parar não é opção,mas cada peça é movimentada com todas as cautelas e precauções.
No entanto, a obra não tem estado parada, antes pelo contrário, penso que nunca despendi tantas horas e tantos dias, intervalados por idas ao estrangeiro. Se essas horas e esses dias têm sido produtivos e originado um avanço na obra assinalável....não. Tem sido um arrastar lamechas e monótono pelo convés, uma rotina demasiadas vezes interrompida, insegura e incerta. Mas a coisa vai continuando, ninguém disse que ia ser fácil e eu também já o sabia.

13 comentários:

M. disse...

Caro Conde,

Não desanimes. :)
Espero calmamente pelo dia em que publiques uma foto no mar, ao leme desse sonho.

M.

Anónimo disse...

Eu cá nunca fiz nenhum barco, bom, além de uma piroga e um modelo à vela de 65cm, mas já assisti à construção de alguns, dois dos quais por gente chegada da minha família. Posso por isso dizer que esses momentos de dúvida sobre o propósito da empreitada são normais e compreensíveis. Chega o tempo em que se trabalha e trabalha e parece que nada aparece feito. Chega ao momento em que não se pode fazer mais e se tem de começar a comprar feito (motor, velas, mastreação, ferragens. Chega o verão e vê-se toda a gente a sair a velejar e o construtor em terra, por enquanto...

Por isso o meu conselho é coragem! Que já faltou mais. :)

jc disse...

Nem penses em desistir.O mais difícil foi chegar a esse patamar.Dá uma olhadela aqui http:// www.petersmith.net.nz
Um dia vamo-nos encontrar nessas latitudes.Vai uma aposta?

Abraço

leitanita disse...

Ora muito bem, continua o SONHO!!! Isso sim gostei de ler. Aqui estou eu uma das leitoras convictas do outro lado do mundo. Esperando já estar por aí para dar uma volta quando isso tudo estiver terminado. Combinados?
Espero que os teus outros projectos tambem estejam a andar... mesmo que devagarinho tal como o barco.

Anónimo disse...

Conde,

Quero apenas dizer que este seu projecto é uma fonte de inspiração. Por isso, força na rectificadora. Como foi dito acima, já não falta tudo!

Grande Abraço

mp

Rui Silva disse...

M,
O desânimo tem altos e baixos, num processo tãooooo longo é normal. Tem que haver algum jogo de cintura para saber resistir aos periodos mais dificeis.

Pedro,
È mesmo a palavra certa....coragem e uma atitude de perseverança para resistir ao cansaço.

JC,
Nunca me passou pela cabeça em desistir. Mais um "sitio" para regalar as vistas....boa.
Um dia por aquelas latitudes.....aonde achas que vou buscar as forças para vestir a roupa de trabalho. Um dia...estamos lá.

Leitanita,
Já reparei que estás desbloqueada.
A mulher que já andou pela Patagónia parece que não se assustou. Uma volta....está mais do que combinado.
Está tudo a andar, esta cabeça não para de ideias.

Mp,
Inspiração, foi esse um dos objectivos iniciais desta escrita. Em troca, tambem eu recebo um pouco dessa inspiração, é estranho não é? mas é verdade.

Peter Mary disse...

Meu caro

Força, não é facil mas se fosse aquele momento em que entra dentro de agua não tinha metade de piada.

Aguardamos fotos

Abraço

leitanita disse...

Aos navegadores portugueses, a necessidade de esperança. Vai lá dar uma espreitadela ao post de sábado!!!

Anónimo disse...

Pa!!!!! Livra-te de desistir... quais heresias quais que!!!! Nada disso...O alcancar de um sonho e sinal de conquista, crescimento e bravura. Tu e a familia q te apoia são uns bravos...
Por isso... carrega e vais ver do q es capaz.
Beijos

Rui Silva disse...

Anónimo,
Mas aonde leram que eu ia desistir??apenas tentei dizer que o ânimo já esteve melhor cotado.

Anónimo disse...

Caro Conde,

Cada peça instalada, e cada hora trabalhada no barco agregam valor a ele, que é um bem tangível. Se quando pronto fosse vendido a outro país, traria divisas a Portugal. Sei que não tens a idéia de vendê-lo. Mas mesmo assim, construindo o barco faz mais você pela economia de Portugal que todos aqueles que só lamentam.

Abraço
Dorival - Veleiro Luthier


Olá, Conde,

É um trabalho duro, solitário, quase insano. Mas também é uma preparação, e o mar saberá reconhecer o esforço.
Se posso sugerir, tire fotos e deixe-nos conhecer as etapas da construção, e você verá que ela anda, ainda que a passos lentos, e não se sentirá tão solitário na empreitada.
Boa sorte!
Catarina

Sunshine disse...

Boa tarde caro Conde ...

O entusiasmo de quem te lê não arrefeceu ... tal como tu há períodos em que é mais que necessária uma retracção em relação à net, mas essencialmente aos blogs ... apesar das ausências as amizades permanecem, creio eu ... e o incentivo para a concretização do teu sonho continua igual desde a primeira postagem até agora (espero ver em breve algumas imagens ... apesar do arrastar lamechas pelo convés ... há concerteza mt para nos mostrares ...

O sonhos nunca são fáceis mas qd se quer realmente a obra faz-se ...

Continua ... tb gostaria de o ver na água o mais breve possível ... iniciando a viagem que tanto te atrai ....
Beijo e tudo de bom para ti e familia ...

Anónimo disse...

ola!!!! Folgo em saber noticias tuas :) (finalmente). Fico contente q a obra prossegue comandada pelo sonho. Já agora!!!! Desde quando sonhar e um acto de heresia???? Desde quando tens de pedir desculpas pelas tuas ausencias???? A meu ver as ausencias são saudaveis, necessarias. Olha nos, estivemos sem saber um do outro tanto tanto tempo e a ligacao, amizade, carinho e lembranca permanece. Certo???
A vida e assim mesmo!!!!
Continua la o barco e deixa-te de coisas ok????