O lado de estibordo está quase completo. O lado de lá (bombordo) está um pouquinho mais atrasado, porque também é o lado mais difícil, pois o empilhador não chega lá.
sábado, 11 de julho de 2009
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A criação deste blogue será certamente uma aventura dentro da "aventura" que é construir um veleiro em aço com 14 metros. Uma obra desta envergadura só é possível chegar a bom porto depois de eu próprio vencer a inércia, o medo e as indecisões próprias dos grandes projectos.
13 comentários:
Está com bom andamento!Daqui a pouco o casco está pronto e chega o momento de nova etapa.Parece mesmo um estaleiro a sério.Desejo também um dia, poder assistir ao lançamento deste que está a nascer aqui.Bom trabalho Conde.
E vai poder assistir se assim o desejar.
Já é bem visível o progresso!
Será que não podes apressar a coisa? 6 anos parece-me muito tempo... por outro lado, passam num instante...
Missanguita,
6 anos foi o outro, eu conto levar menos tempo.
Sim, eu espero bem que sim!
Parece? Não! Isso é um estaleiro a sério! Ou estás a pensar usar o barco na banheira? Eheheh.
Está com bom aspecto, sim senhor!
;)
E não é que "vai de vento em popa"? Bom, eu que não percebo nada de estaleiros, muito menos de barcos, julgaria que era um... :)
Beijocas e continuação de bom trabalho!
ps - Multichine XIX é o nome do barco ou designa apenas o modelo?
Teté,
Não, isto não é um estaleiro, sendo que um estaleiro é um local dedicado exclusivamente ao fabrico e reparação de embarcações. Isto é o equivalente ao "canto" que provavelmente tens em casa para fazer um bricolage qualquer.
Multichine é o "tipo" de casco, com varios chines, o numero refere-se ao numero de vezes que eu já postei......reparei agora numa asneira...deveria ser o IX e não o XIX!!!.
Opá, boa, está a andar a bom ritmo essa etapa.
Rápido rápido vais ver gente a tirar fotos ao teu "bicho" no dia do baptismo!
Abraço amigo.
Beeemmmm....
Está a ficar com um ar mais encorpado...
Boa!
Olha... ainda agora estava a ouvir uma entrevista na TSF com o Neal Petersen (sul africano e velejador que... bem, depois entendes) e achei muito interessante. Lembrei-me de ti pela tua luta para a construção do teu veleiro.
Depois mando-te o mp3 da entrevista.
Entretanto, aqui estão alguns links sobre o Neal:
http://www.npr.org/templates/story/story.php?storyId=4282037
http://www.motivational-speakers.com/php/featuredartist.php?id=789&category=Adventurers&name=Neal-Petersen
http://www.no-barriers.com/
Abraço
Isso é que é avançar !!!
Não é preciso mt esforço para o imaginar a navegar.
As fotos estão optimas (todas)
Bj
Parabéns pela empreitada ! Estou me deliciando com as fotos.
Uma curiosidade: qual a espessura de chapa que você usou no costado ? e por quanto está pagando cada chapa ?
Tenho uma idéia geral de custos apenas. É o meu sonho construir um de 45.
Abraços
André belem,
Bem vindo André. A espessura da chapa do costado está relacionada com cada zona do costado especifica, assim na quilha (a chapa do fundo) a espessura é 9mm e no costado é de 5 mm. Eu coloquei por opção uns reforços bem na proa e adivinha porquê??.
Quanto ao preço do aço tem variado muito no ultimo ano e agora estabilizou em baixo, mais ou menos 0.60 centimos de euro o kilo + imposto iva 20%. Para saber o peso de qualquer chapa em aço ou aço inox (há uma pequena diferença desprezivel)multiplica comp.X largura X espessura e X 8, exemplo-3000x1000x5x8=120Kg. Atenção é melhor chapa naval.
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