quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Baleeira


No final de Agosto tive o privilégio de fazer parte da tripulação de um veleiro que saiu de Portimão com destino a Lisboa.Tripulação essa composta por três marinheiros desejosos de içar velas e apanhar a brisa fresca de nordeste que se advinhava ao largo da baía de Portimão.

O Mar estava revolto de pequena vaga alterada ,os 30 nós de vento á bolina cerrada inclinavam o barco para sotavento de tal modo que foi imposta uma nova arrumação no interior, saltando tudo do seu lugar habitual. Outras embarcações refugiavam-se junto á linha de costa procurando nas escarpas altas alguma protecção.

A noite aproxima-se e o cabo de sagres também, a tripulação estava cansada e molhada,este vosso escriva com notória falta de equipamento ressentia-se das mãos doridas dos cabos ,e os pés encharcados á mais de 3 horas. A falta de experiência vai-se notando e o cansaço também.

Praia da Baleeira, porto de pesca de Sagres, praia do Zavial, cabo de São Vicente, fazem parte sem dúvida de um Algarve diferente. Esta é uma zona muito conhecida pelos adeptos de Surf, Windsurf e Bodybord. O promontório de Sagres oferece uma excelente protecção natural aos ventos predominantes, procuravamos essa proteção quando entramos pela enseada da praia da Baleeira. Era já de noite as rochas a estibordo tinham um aspecto ameaçador na escuridão, nenhum de nós alguma vez tinha estado ali, procuramos junto ao molhe do porto de pesca um espaço entre o emaranhado de boias, cabos soltos e desfiados pelo tempo e restos de redes velhas.

Meia dúzia de veleiros descansavam ao longo da baía, água parada, o vento já não se sentia. Colocamos o auxiliar na água e fomos á procura de um restaurante.

Achei estranho o facto de junto ao paredão do porto estarem estacionados cerca de duas dezenas de auto-caravanas,o restaurante estava cheio, já não servem aquela hora! outra tentativa mais acima no lugarejo. Aí sim, mesmo cheio arranjou-se espaço para mais três, o restaurante estava cheio de malta nova, ficamos a saber que havia um festival de música no fim-de-semana, quase toda a gente tinha optado por acampar nas dunas.

Por qualquer razão fiquei com vontade de voltar áquele lugar, não sei se foi devido ao ambiente, á nostalgia da juventude com bom ar ou ao facto de saber que estava numa zona livre de turistas hoteleiros. As casas antigas pintadas da cor da terra, o velho pontão ferrujento e corroído, a praia selvagem com as dunas logo ali ao lado, gostei, gostei mesmo. Regressamos para o barco já tarde, passava da meia-noite, dali a 5 horas seria o despertar para mais uma tirada. Ali no meio da penumbra advinhava-se o descanso nos outros veleiros, o silêncio em toda a baía era inspirador, fiquei um pouquinho mais na coberta, há 5 séculos que aquela baía cumpria a sua função, proteger, embalar os marinheiros para outras paragens mais longínquas e tenebrosas. O nosso passeio era uma viagem de meninos em comparação com tanta ousadia. mas tudo tem que começar por algum lado, eu estava a começar por um sítio inspirador e cheio de história, estava a começar a fazer a minha própria história.


P.S. a foto corresponde ao local descrito e foi tirada na manhã seguinte.

a foto abaixo não corresponde á" sagres" mas sim ao "creoula"

16 comentários:

Anónimo disse...

Estás de certo a começar a tua própria história, assim como a descobrir a capacidade de lutar com as palavras para que elas exprimam de uma forma certeira aquilo que sentes.
Que os bons ventos te ajudem a encontrar a cumplicidade com as palavras, que elas sejam a extensão dos teus pensamentos e do teu navegar entre as estrelas.
Eu tenho o privilégio de assistir ao teu soltar amarras, obrigada.
Para quando umas fotos do teu barco??? Eu até sei que está a ficar LINDO!!!.
AnaM

Rui Silva disse...

Haaagh...lindo Ana,um dia talvez fique!.Por agora é apenas um monte de ferros retorcidos.estâo para breve as fotos,entretanto um beijo para ti.

DML disse...

Muito bom! Sim senhora! Fizeste-nos transportar para o local! :)

Realmente podias ir pondo umas fotos da construcao, seria algo deveres interessante!

Abraco

Marisa disse...

A foto é bastante apetecível.

Rui Silva disse...

DML-

Boas dml,as fotos seguem dentro de pouco tempo.

Marisa-estáva a vêr que não dizias nada,logo tu que me pediste expressamente para te avisar quando esta ousadia fosse para o ar.

Ana Camarra disse...

conde

Resolvi vir cá espreitar, fiquei com inveja dessas navegações, adoro o mar se fosse bicho tinha de ser aquatico...
Barcos é outra paixão antiga, principalmente á vela, tudo o resto também, praias, dunas, acampar em dunas....


cumpts

Rui Silva disse...

Ana camarra,

Se gostas passa por cá mais vezes,precisamos de desanuviar da neura geral em que todos estamos metidos.

Maria disse...

Em resposta á pergunta lá no meu blog.. é claro que explicaram, e por sinal muito bem.. Mas as subidas têm um efeito psicológico muito grande em mim.. Lool..

acho que acontece um bocadinho a toda a gente....

Rui Silva disse...

Bem vinda Maria,espero que com as descidas esteja tudo resolvido.

Anónimo disse...

Adorei a história. Durante a leitura senti-me transportado para esse local que não conheço, mas que me parece fantástico.

Rui Silva disse...

AP,

È... o que me faz sempre pensar como é que será por esse mundo fora...

Sunshine disse...

olá!!
Desculpa a demora, tenho estado sem net, o meu "meo" pifou e a assistência pelos vistos é fraca (péssima aliás).

Obrigado pelo elogio :) ainda bem que gostaste.

Qd vieres para estas bandas diz qq coisa ... há zonas lindas ali pelo Escaroupim.

Essa tua aventura marítima está muito bem contada. Conheço bem essa zona, especialmente a Praia do Zavial, meu pouso de férias há uns anos atrás. Não me admira a nostalgia que sentes, é um lugar muito belo, dos poucos no Algarve com o ar natural que tão bem sabe.

Bjs e volta sempre ...

Rui Silva disse...

Os nossos caminhos voltam-se a cruzar,agora é no Zavial.

Sunshine disse...

Olá!!
Boa tarde.

Cruzar é força de expressão, apenas andamos pelas mesmas zonas, em tempos diferentes.
Bjs

M. disse...

Parabéns por este novo Blog e boa sorte para o projecto.

M.

Rui Silva disse...

M.
Obrigado e obrigado e bem vindo.