terça-feira, 9 de setembro de 2008

Uma feliz coincidência


" O empregado do bar do terraço já não está a achar graça. É a terceira vez que eu venho pedir-lhe para abrir a janela e é proibido fazê-lo. Por causa de acidentes ou suicídios:um vigésimo quinto andar sobre a atmosfera tristonha e mal cuidada de Montevideu atrai muita vertigem do abismo. Prometo que não o volto a incomodar, só mais esta vez. Primeiro, foi por causa da vista impressionante sobre a cidade histórica,o porto,a baia e a colina. Mas o sol estava coberto por uma nuvem. Passados alguns minutos,a nuvem foi embora e uma luminosidade fantástica desceu sobre o Rio da Prata. A fotografia anterior ficava obsoleta ao lado desta,e o empregado do bar,resignado,lá teve que abrir novamente a janela.

Agora, não só tenho a luminosidade e a vista, mas também um veleiro magestoso e indolente que desliza em contraluz de sabe-se lá que recanto do mundo até ao porto de abrigo da baia de Montevideu."É o navio-escola Miranda"esclarece, lacónico, o empregado do bar,"o orgulho da marinha do Uruguai." Agadeço, esclarecido. Aliás, mal esclarecido. Não é nada o Miranda do Uruguai, venho a sabê-lo depois, á noite, num bar do porto,pelo grupo animado de marinheiros Portugueses, e o veleiro magestoso e indolente é o navio-escola Sagres. O orgulho da marinha de Portugal, apetece-me concluir.


Excerto de: CADILHE,Gonçalo, Nos passos de Magalhães, oficina do livro,2008

10 comentários:

DML disse...

Boas

Descobri agora o teu blog! :)

Como sempre estamos em todo o lado!

Abraco

Rafeiro Perfumado disse...

Não sei que paranóia é essa de evitarem o suicídio. Desde que por baixo não passe nada nem ninguém...

Rui Silva disse...

Rafeiro,
Haverá alguns que até deveriam de ser ajudados.

Gata Verde disse...

Olá!
A Gata curiosa veio espreitar o teu cantinho...
Gostei e voltarei!

Beijos e obrigada pelos comentários
;)

Sunshine disse...

Olá!!

Vim da Gata Verde. Vi o teu coment sobre parecer Valada. Há realmente ilhotas nessa zona que parecem mesmo a da foto, especialmente vistas da zona da aldeia do Escaroupim.

Descobri-te agora, vou ler-te.
Bjs
Bom f-d-s

Rui Silva disse...

Olá Gata,és bem vinda.

Sunshine, é verdade o que dizes,pela foto parecia mesmo valada,mas eu nunca fui ao Escaroupim,da próxima paro lá.
Bem vinda.

Beth/Lilás disse...

Olá,
Descobri teu blog pelo comentário que deixou no blog da minha amiga Patrícia e, curiosa, porque dissestes que vem ao Rio e sou daqui, vim conhecer então teu pedaço no mundo virtual.
Bonitos textos! Amo muito Portugal também.
À propósito da violência, não é mais um privilégio só nosso aqui embaixo do Equador, senão veja meu último post.
abraço carioca

Rui Silva disse...

Olá Lilás,

bem vinda aqui,eu já tinha lido o teu ultimo post,mas parece-me que a violencia nunca foi um exclusivo do Brasil.

Maria Manuela disse...

O Gonçalo leva a vida que eu sonho para mim.... No dia em que puder correr o mundo e fizer disso profissão, serei uma mulher para lá do realizada !!!

:D

Rui Silva disse...

Bem vinda, Maria Manuela,este blogue foi pensado para pessoas como tu.Se eu tiver sucesso e se conseguir influenciar alguem nesse sentido,ficarei contente.um beijo.