quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Eu sei que a linha do horizonte devia de estar direita.
Talvez seja boa ideia começar a usar um tripé.


No inicio, quando iniciei a construção do veleiro algumas pessoas tentaram dissuadir-me. Não me refiro á minha família, que teria bons motivos para o fazer,não, refiro-me a pessoas que eu mal conheço ou, que nem conheço de todo, alguns até já tinham construído antes de mim.
....."A tripulação estava cansada, não que a tirada realizada de Sagres até Sesimbra fosse alguma coisa de especial, na verdade, o mar de azeite (sem nenhuma ondulação) que nos acompanhou, tirou qualquer sentido na navegação á vela e o motor foi rei, demasiadas horas a ouvir o rec-rec característico dos motores pouco rotativos.
A noite estava com uma escuridão muito carregada, até um pouco estranha, olho para o céu á procura da lua, não a encontro logo á primeira, parecia que estava escondida pela sua sombra(!), estranho. Chamo a atenção do resto da tripulação e sem muita convicção arrisco um eclipse. Alguém ri e chovem logo argumentos e justificações que é melhor nem colocar aqui, pois que na verdade, soube mais tarde...era um eclipse.
Esquecemos a lua e fixámos a atenção na quantidade de pontos luminosos que surgiam á proa, Sesimbra. Vou muitas vezes a Sesimbra, por vezes, dias seguidos de praia congestionada e transito caótico, com a falta de simpatia dos sesimbrenses a não ajudar nada,mas mesmo assim gosto daquela terra. Mas agora estava a entrar pelo mar e de noite o encanto é outro.
Havia festa na praia, um concerto de musica Brasileira, os diversos projectores do espectáculo mais a iluminação de rua dificultavam a visualização das "luzes" que nos interessavam e que conduzem á aproximação em segurança á marina.
Já dentro do molhe de protecção, procuramos um lugar disponível para passar a noite,não há! diz-nos com maus modos o segurança do lugar. Mesmo assim não arredamos barco, tentamos "aquele" lugar...não! é a resposta....e aquele ali,não! não há lugares,têm que ir embora! esse lugar está vago mas pertence á marítimo- turística e eles saem logo ás o6.30 da manhã ,não há lugares!. O tipo afasta-se e entre os pilares de cimento ouve-se uma voz....não liguem,eles só aparecem para ir para a pesca lá para as 07.30, se saírem mais cedo não incomodam ninguém. Nem foi preciso dizer duas vezes,depois das amarrações feitas comecei a falar com o tipo.
Estava ali á noite a pescar e tinha também um veleiro em aço na marina, apontou-me qual era, reconheci imediatamente uma construção amadora (não porque estivesse mal feito,pelo contrário,mas porque aquele modelo é quase especifico para esse fim). Expliquei que ia iniciar a construção de um veleiro também, pois a partir desse momento a tentativa do individuo foi tentar que eu desistisse da obra. Foi incrível os argumentos que ele utilizou para que eu mudasse de ideias, cheguei ao ponto de olhar para ele e dizer olhos nos olhos que era irreversível a decisão e afastei-me daquela má influencia.
Enervado, logo ali assumi uma postura diferente para o futuro, ninguém mais ia ter a possibilidade de me tentar "dar a volta", porque da próxima vez iria responder torto. E no que eu pudesse, iria ajudar na medida do possível, todos os construtores que descobrisse a partir desse momento.
Na verdade eu gosto de pedir conselhos, das pessoas que sabem mais do que eu, recebi muitas dicas. De quem já fabricou recebo orientações gerais, de quem anda no mar (J.V.)recebi uma longa exposição do que será ou seria a embarcação ideal e o especial cuidado a ter com o "romantismo" natural destas coisas e principalmente apoio e força para continuar e terminar. De outros recebi negativismo e frustrações, impossíveis misturados com dificuldades, para esses o meu desprezo, em simultâneo com o dedo médio bem esticado no ar.

9 comentários:

Mad disse...

"Não sabendo que era impossível, foi lá e fez" - já dizia Jean Cocteau, e aplica-se tão bem a nós.

Gata Verde disse...

O que interessa o que os outros dizem se a tua família te apoia?
...sim, usa tripé!! ;)))

beijos

Sunshine disse...

"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor."
Goethe

O que importa é seguires o teu sonho, colheres todo o apoio que possas encontrar nesse teu projecto e ... repudiar o negativismo com o "fair play" que descreves.

As fotos estão boas, qd te entenderes com a máquina serão perfeitas. :)

Bjs.
Bom fds

Ana Camarra disse...

Conde

As fotos estão perfeitas se nela se espelha a tua visão do momento.
São o teu momento!
Adoro a expressão "mar de azeite", uso-a muitas vezes também.
Quanto aos Sesimbrenses fica a saber que tem o co-gnome de bichitos, são mesmo desagradaveis.
Quanto ao teu barco, continua o teu sonho, é um sonho possivél, está a tomar forma, mostra a tua tenacidade e força de vontade.

Vês quando escreves assim é uma maravilha!

Beijos

Missanguita disse...

Deixa lá o tripé. Estão óptimas!

Rafeiro Perfumado disse...

Cambada de palhaços! Olha se Noé tivesse seguido esses conselhos, por esta altura tínhamos guelras!

Abraço!

Anónimo disse...

Qual tripé!
Não precisas.
As fotos estão lindas assim.

E não ligues ao que os outros te digam, e faz o que sonhares que deves fazer.

Su disse...

Vamos ver o que vai sair ... espero que o barco não saia como as fotos ( um bocado pró torto) LOL.
Mas quero tar lá para partir a garrafa de champanhe :)
E ver a viagem experimental da doca !!!

Anónimo disse...

Eu adorei. As fotos e o sonho.
"Eles não sabem nem sonham, que sonho comanda a vida".
Deixe-os falar.. Siga o que deseja.

PS: Apesar de tarde, este conentário, é com muito prazer que leio os posts. É a 1ª vez que aqui venho.
Gostei.
Abraço