terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Mestre carpinteiro




No passado domingo fui até ao Porto, mais precisamente á feira de decoração que estava a decorrer na Exponor. Não,não sou decorador, procurava novos materiais que estão sempre a surgir nestes certames, acrílicos ou outros tipos de suporte estruturantes tanto para a minha actividade profissional, como para o barco.


Na verdade estava a correr mal, pois na feira só me surgiam stands com jarros e flores secas, tapetes e cortinados, almofadas quadros e espelhos. Já estava a pensar que seria a primeira feira que faria sem receber nem entregar um cartãozinho que demonstrasse o interesse. Quando de um dos corredores vejo uma moto e uma acelera(!).


Motos numa feira de decoração?, fui ver mais perto e vi que as motos eram feitas em madeira. Eu já conhecia pelas revistas que alguém tinha construído uma (julgava que era só uma) moto toda em madeira, mas, mesmo assim admitia apenas a possibilidade de as motos serem "apenas" forradas de madeira, já que eu sabia que as ditas circulam na via publica. Mas não,as motos são na integra fabricadas em madeira e de várias espécies para dar este acabamento. Portanto significa que as faixas de vários tons que eu espero que se vejam bem nas fotos, são conseguidas pela junção perfeita de madeira como: Pau-rosa; Èbano; Faia; Pau-cetim; Jatobá; Tacula; Efizélia; sucupira; Panga-panga e sicómoro.


È também de salientar que nas partes curvas a madeira não foi esculpida, mas sim enrolada para tomar a forma original da moto.


Já ofereceram 50000 E pela vespa e o Carlos não aceitou. E agora tem convites para fabricar uma Vespa para um museu em Itália e outra para um museu na Alemanha.


O Carlos Alberto, mestre carpinteiro de 38 anos, gosta de fazer coisas complicadas, contou-me um bocadinho da história da vida dele. Eu falei no veleiro que construía e que tinha a questão dos interiores para resolver. Prometeu uma espreitadela aos desenhos para dar uns palpites e talvez fazer ele os interiores. Eu fiz referencia ao custo incomportável para mim ter um artista a construir os interiores, ele responde que o dinheiro não pode ser o mais importante na vida de um homem, que há missões e valores que ele gosta de fomentar e preservar,a amizade é um deles.

10 comentários:

Ana Camarra disse...

Conde

Lindo!
Eu tenho uma relação de amor com a madeira o meu avô paterno e o meu pai eram do ramo.
Marceneiros, faziam moveis fabulosos, aqui no Barreiro ainda é tipo uma marca de qualidade dizer que se possui uma mobilia feita por eles.
O meu pai achava que tudo se podia fazer em madeira, mantenho um movél, cadeiras, uma mesa, e as prateleiras que cobrem o meu corredor feitas por ele, tudo firme, mais velho que eu, sem estar empenado, com o design muito proprio do meu pai que se reconhece como se reconhece a pincelada de um pintor.
O cheiro a serradura é dos cheiros que mais prazer me dá, que transporta assim para um cantinho confortavél da memória.
Sempre existiram objectos decorativos em madeira na minha casa, agora estão na casa da minha mãe, um deles é espantoso. Uma taça, de madeira, cheia de pequenos ovos, de madeira, claro! Na realidade cada ovo é de um tipo de madeira diferente, aquilo é um mostruário...
Desculpa o testamento, adorei este post, entusiasmei-me.

Estás zangado comigo? :(

Beijos

Anónimo disse...

Oi Conde,

Muito interessante esta vespa, nunca tinha visto uma igual.
E o nome dela é Daniela?

Um abraço,
Sandra

Teté disse...

5 estrelas, o trabalho desse Carlos Alberto!

E nem sou apreciadora de motas ou vespas (essas ainda menos, que me lembram as outras, argh!), mas do trabalho que representa construir um modelo desses, segundo entendi de forma artesanal, aí sou de certeza!

Um bom parceiro para te dar uns palpites sobre o interior do veleiro. Afinal tanta dose de cortinados e flores secas sempre valeu a pena... :)

Beijocas!

Sunshine disse...

Conde

Excelente postagem!! Tanto pelo que contas como pelo teu jeito de comunicar, envolve-nos no momento.

Pode sentir-se o aborrecimento pelo decorrer da feira como o entusiasmo qd viste a vespa e a conversa com o Mestre Carpinteiro.

Como vês misteriosas forças se conjugam para o avanço do teu projecto e novas amizades surgem com possíveis colaborações.

Parabéns ao Mestre Carlos e para ti tb

5******

Bjokas :)

Mad disse...

Caramba, que beleza e que perfeição de trabalho! Se ele vai fazer os teus interiores vais ter o barco mais bonito do mundo.

Também quero!

Rui Silva disse...

Ana,

Como sempre as tuas palavras são diliciosas.
se me perguntas mais alguma vez se eu estou chateado contigo, atiro-te com uma coisa acima(!).

Sandra,

È unica no mundo, de tal modo que o site dele é visitado que foi contactado pela google!.
Chama-se Daniela em homenagem á filha.

Teté,

È verdade, valeu a pena a visita á feira.

Sunshine,

Obrigado,mas eu nada fiz,o artista é ele.

Mad,

Se pensas que eu não me lembrei de voçês enganas-te, deixa ver como param as modas.

Ana Camarra disse...

Conde

Essa de me atirares uma coisa acima é um delicia...por acaso!
Isto só visto!

Myllana disse...

Brutal.
Grande talento!
Bom final de semana.

Paulo Lontro disse...

nem acredito, estiveste a 5 minutos do meu canto e nem disseste nada !!!
Opá, que seja a ultima vez ok...???
:) :) :)

Rui Silva disse...

Ana,

Carinhos especiais para uma mulher especial.

MYllana,

È mesmo,bom fim de semana.


Paulo,

Soubesse eu que estavas a 5 minutos e nem esperava para ser convidado. Mas não perdes pela demora.