quarta-feira, 22 de abril de 2009

Vadio

Andava eu em plena sessão fotográfica na marina do Espanhol, em Lisboa, quando lá bem no fim do Finger, quando já estava mesmo a preparar-me para ir embora , surge este espécime em madeira. Fabricado em 1946, algures lá para o Seixal ou Amora, mantém um aspecto muito saudável para a idade.
No entanto uma família, Pai e filho vão iniciar uma restauração imposta pela idade. Em termos náuticos a única loucura maior do que fabricar uma embarcação é recuperar outra em madeira. Desejo sinceramente a maior das sortes para a família e que o empenho não esmoreça.

10 comentários:

Mad disse...

Que bonito! Barcos de madeira são outra conversa :p

Conversa Inútil de Roderick disse...

Uma autentica raridade!

Bruno disse...

Passei algum da minha vida no finger da frente...
Esse ketch faz-me lembrar uma das mais antigas embarcações da Guarda Fiscal...
Parabéns pelo Blog e pela simpatia!
UM ABRAÇO

Missanguita disse...

Muito giro! Quando acabares o teu põe ao lado para compararmos, ok? ;)

Ana Camarra disse...

Conde

Dá-me vontade de vadiar!

(Já falei com um homem dos barcos sobre o Vadio e sobre o teu, ele adorava ir ver o teu trabalho, achas que dá para combinarmos?)

beijo

Rui Silva disse...

Mad,
Para muita gente a madeira continua a ser a melhor materia para construir barcos. Ainda existem barcos a navegar construidos no sec 19. Sei do caso de uma escuna de madeira que transportava sal que foi ao fundo numa tempestade, pois quando o sal derreteu ao fim de uns dias ela voltou á tona.

Roderick,
Cada vez mais raros porque a malta foge de barcos de madeira a sete pés. Os dias de hoje não se coadunam á "perda" de tempo que representa lixar e pintar....lixar e pintar....muitos vêm um monte de trabalho, muito poucos vêm muito charme.

Bruno,
Podes não acreditar mas, quando vi os teus companheiros lembrei-me na possibilidade de já teres andado por ali. Por onde andará essa raridade da guarda fiscal?.

Missanguita,
Não há comparação.

Ana,
Por esta altura já me conheces o sufeciente para saberes que qualquer pessoa que tenha interesse nestas coisas é bem vinda. Trás lá o homem para eu aprender mais umas coisas.

Bruno disse...

Conde, essa raridade cujo nome já não me recordo, era propriedade do dono do restaurante Vela Latina na ultima vez que a ví, isto há uns 8/10 anos, e precisamente no finger ao lado do "Albacora" nessa mesmo doca do espanhol.
Posso tentar saber por onde anda...
Tinha casco branco e os tons do "vadio" no convés...
Outra curiosidade, o meu falecido avô foi carpinteiro nos estaleiros "Venâncios" na Amora e auxiliou na construção e recuperação de muitas dessas embarcações.
Grande Abraço

Gata Verde disse...

Bem bonito e depois de restaurado deve ficar espectacular!

beijos

Peter Mary disse...

Já esta em seco em Belem, tem uma linhas muito bonitas. Estive a olhar para ele hoje.
A foto apanhou bem caracter do bicho, parabens.

Abraço

Rui Silva disse...

Gata verde,
È madeira, é logo outro charme.

Peter Mary,
Ainda bem que o dizes, vou lá passar para tirar mais fotos.