terça-feira, 5 de maio de 2009

Fado português




Hoje não há fotos. Mas há um fado-canção magistralmente cantado. È verdade eu ainda não aceito muito bem o fado tradicional, mas uma nova geração de fadistas que optaram por uma vertente mais ligeira e mais facil de ouvir, estão a trazer muita gente para este estilo musical. Este original da Amália é um bom exemplo e as imagens foram bem escolhidas. Mostram um pouco das especifidades deste canto que chamamos de nosso e que os "nossos" tratam tão mal.Especialmente (porque nós já conhecemos) para quem chega aqui vindo do outro lado do atlantico, aqui fica...enjoy.

7 comentários:

Sunshine disse...

Hoje não há fotos, pois não, mas há música e boa.

Enquanto houver vozes como a da Dulce o fado e toda a sua envolvência permanecerão vivos.

Boa escolha.

Bjs

Paulo Lontro disse...

Fado moderno e bem cantado.
Boa sugestão!
(Andas fugido?)

Su disse...

Bem eu sempre sirvo para alguma coisa, nem que seja para ensinar a por videos no blog !!!
Tá giro e a seguir vêm videos de outras bandas, de outros tempos ??
Ou videos caseiros com um monte de putos e um cão a fazer barulho ??
Aguardo ansiosamente !!!!
Beijos

Teté disse...

Nunca gostei de fado, até ter ido a uma casa de fados lá para os meus 20 anos e ali aquele som fazia todo o sentido... :)

E sim, o fado só ganhou com estas vozes novas que o aligeiraram, tornando-o mais ao gosto das gerações mais jovens.

Também já pus uma canção da Dulce Pontes no meu canto, que fazia parte da banda sonora de um filme com o Richard Gere. Gosto muito dessa, mas também gostei desta.

Beijocas!

leitanita disse...

O fado só faz sentido quando te faz o "clic".
Eu era obrigada a ouvir fado (a unica musica assim considerada pelo meu pai) e odiava.
Ainda teenager comecei por descobrir as sensaçoes e emoçoes desse canto tao nosso com a "velha" Herminia Silva e o Carlos do Carmo... depois foram surgindo todos estes novos talentos. Os mais clássicos (adoro o Camané, a Mariza, a Mafalda) e estas novas roupagens, algumas excelentes outras nem tanto.

Ana Camarra disse...

Conde

Eu tenho uma ligação afectiva ao Fado, por muito que seja piroso gosto.
E há coisas muito boas, dei xo aqui a letra de um dos meus favoritos de sempre, já o escutei cantado por vozes masculinas e femininas e é sempre bom, o poema é soberbo:

"Se uma gaivota viesse
trazer-me o céu de Lisboa
no desenho que fizesse,
nesse céu onde o olhar
é uma asa que não voa,
esmorece e cai no mar.

Que perfeito coração
no meu peito bateria,
meu amor na tua mão,
nessa mão onde cabia
perfeito o meu coração.

Se um português marinheiro,
dos sete mares andarilho,
fosse quem sabe o primeiro
a contar-me o que inventasse,
se um olhar de novo brilho
no meu olhar se enlaçasse.

Que perfeito coração
no meu peito bateria,
meu amor na tua mão,
nessa mão onde cabia
perfeito o meu coração.

Se ao dizer adeus à vida
as aves todas do céu,
me dessem na despedida
o teu olhar derradeiro,
esse olhar que era só teu,
amor que foste o primeiro.

Que perfeito coração
no meu peito morreria,
meu amor na tua mão,
nessa mão onde perfeito
bateu o meu coração."

Beijo

Missanguita disse...

Olha qum voltou!
Fado gosto. Boas escolhas!