
Há um mês sensivelmente,esteve acostado á marina de Vila Franca de Xira um catamarã de nome Bravo.
A família que o tripula é constituída por um casal e três filhos ,oriunda do Brasil estão a dar uma volta pelo mundo há 3 anos.
Assim que soube da existência deste potencial de experiência e informações fresquinhas pus-me em campo e não descansei enquanto não fiz um "interrogatório" cerrado ao comandante Ricardo.
Então ele e a sua esposa contaram-me que um dia chegaram a uma ilha (que desgraçadamente não fixei o nome) e ainda estavam a tentar descobrir qual o melhor sitio para lançar o ferro quando vêem uma canoa a vir ao seu encontro.
Apresentações á parte o tipo avisa que existe um sitio melhor e mais abrigado e indica aonde.Depois com bastante persistencia convida os marinheiros para a sua casa para jantarem.Recusaram,estavam cansados e já tinham a refeição pronta....fica para outro dia!dizem eles.
O indígena afasta-se para regressar um pouco mais tarde com o jantar dentro de uma panela(!).A família estranha este comportamento e mais estranha quando nos restantes dias se repetem esta e outras cenas do mesmo tipo, chegando ao ponto do comandante Ricardo questionar o individuo o porquê de tanta amabilidade e ele explicou.
Há uns anos atrás um Inglês passando por aquela zona arranjou três mulheres que não se davam bem e decidiu "ocupar" aquela ilha desabitada colocando cada uma das mulheres a uma ponta da ilha(esperto).Assim foi vivendo,feliz penso eu,e a família foi crescendo.Às tantas juntamente com outros intrusos chegaram aos 50 indivíduos.
È de salientar que aquela ilha nos dias de hoje é abastecida de viveres e equipamentos essências de 3 em 3 meses por via marítima,á altura dos factos...não sei!
Em determinado ano um violento furacão destroi a ilha,todas as infraestruturas que já eram precárias,e estabelece o caos.
Não havia apoios,nem ambulâncias,nem remédios nem hospitais nem nada e quem remediou a situação foram os navegadores que iam passando,sendo uns médicos ,outros sabiam dos mais diversos ofícios e foram compondo a ilha,as pessoas e a harmonia.
O velho Inglês jurou que a partir dali nenhum viajante que atracasse por aquelas paragens teria falta de nada, havendo sempre tudo o que é possível numa ilha, para lhe proporcionar uma estadia o mais agradável possível, fazendo o mínimo possível.
E assim foi com os seus descendentes ,até aos dias de hoje,levando a jura do Inglês tanto á letra que o Ricardo chegou a confidenciar-me que era um bocadinho "demais".Eram lagostas a toda a hora ,frutas das árvores , peixe do mais diverso,insistentes convites de toda a gente.... .
Nesta historia só tenho pena de não ter fixado o nome da ilha!.
21 comentários:
Conde
Realmente, foi uma grande lacuna.
Isso é que me parecia um belo sitio para passar uns dias, sem telemoveis, sem horarios, sem tv, sem jornais, sem telefones, sem obrigações......
Sol, mar, mar, mar.
Eu até dispenso as lagostas!
beijos
Ana,
Eu não dispenso!
Meu desgraçado! Vê se avivas a memória, era da maneira como ia passar a minha reforma para lá, dentro de um barco!
Abraço!
Pronto fica lá com a minha parte das lagostas, desencanta o nome da ilha, isso é que é importante.
Ana,
Vou tentar,
Rafeiro,
Vou tentar.
Que cabeça a tua !!! E não ficaste com nenhum contacto do Comandante Ricardo??
Que sitio encantador para sair deste stress do dia a dia.
Sol, mar, tranquilidade e comidinha ui ui :)
Bjs
Sunshine,
Na altura não me preocupei com esse pormenor porque eu pensava que eles iam ficar 2 semanas.Afinal a meio da primeira semana foram embora.
Pois, ninguém lhe levou comidinha nem presente ....
hehehehehe
Conde...
Não devia bater mais.. mas não resisto: imperdoável.
Mas hás de descobrir.
M.
Isso não se admite!!! Esqueceste o mais importante!?
Mas adorei a história. Fantástico!
Passarei com mais tempo para ler atentamente algumas postagens.
Agora passei mesmo só para cuscar e agradecer a visita ao meu blogue, neste momento meio abandonado por falta de tempo.
Beijinhos.
E não é que todos querem saber onde é essa bendita ilha??
Bjs e bom fds.
D.Antonia Ferreirinha,
Obrigado pela visita,dispõe sempre quando quisseres e puderes.
Sunshine,
E nem te passa pela cabeça o que eu ando a fazer para descobrir o nome do raio da ilha...eu e a minha grande boca!!
Que pena o gradeamento...assim não conseguimos ver a sua beleza!
beijinhos
olá!! Conde
Bom inicio de semana.
Então, como vai o "barquinho" ?? Vim espreitar esperando encontrar novas fotos da evolução da construção mas parece que esta semana não há novidades :(
Ainda procurando o comandante do "bravo" ??
Bjs
Então não era para se ver a evolução do barco, semanalmente?
Ai ai...
Duplo ai ai ...
Então? Nada??
Ana e Sunshine,
Estou "feito" com voçês,eu disse mesmo que era todas as semanas???
humm
Sera que o jv ja tera ouvido falar dessa ilha?
Abraco
dml,
não sei,mas ainda não sesisti de saber o nome.
Enviar um comentário