quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Amesterdão

Um restaurante que originalmente foi outra coisa qualquer que eu agora não me lembro.
Se alguém achar que o tipo tem um vaso á cabeça com uma planta de canabis...é verdade!

Uma das entradas para o famoso "bairro da lanterna vermelha"


Aqui,a certeza do olhómetro bem afinado,espero é que o condutor tenha saído pelo lado do "pendura"







Se alguém reparar que na foto de cima as casas parecem estar fora de nível,pois é verdade! Estacionamento á porta de casa.




Se ampliarem,podem ver ao fundo um característico parque de bicicletas.








No passado recente eu disse algures que a construção da embarcação estava um pouco....atrasada,e um dos motivos tinha sido esta viagem(de trabalho) a Amesterdão ,que juntamente com a sua preparação ,mais o trabalho que há para desenvolver depois,exige algum tempo,que tem a particularidade de não esticar.
Pelo meio também se meteu uma viagem a Barcelona ,á feira náutica,que logo logo,coloco fotos e depois para culminar uma gripe de "caixão á cova" que atirou aqui o ilustre para a cama.
Mas chega de lamurias e o que interessa é que já aqui estão algumas fotos de uma tarde livre a deambular pelas ruas de uma cidade ,acima de tudo...diferente.
E a diferença começa logo no aeroporto,onde depois de aterrar e ainda dentro do avião temos que penar uns bons 15 minutos de pista de obstáculos pelo emaranhado de acesos,curvas e cruzamentos e ,onde não falta a passagem por um viaduto que atravessa uma auto-estrada.
O tempo estava muito cinzento e frio , o que não faz muita justiça a uma terra que gosta de mostrar cores garridas e uma certa alegria de viver e de estar bem com a vida.
Uma tarde,também não chega para nada,ainda por cima o Holandês que insistiu em mostrar-nos a cidade ,não percebia nada de barcos,nem de nada que tivesse a ver com....,portanto significa que apenas os vi ao longe,fora do alcance da objectiva.De qualquer modo penso que nos deve ter calhado o único Holandês que não gosta de barcos,o que para quem vive abaixo do nível do mar,rodeado de canais por todo o lado,é no mínimo estranho,espero que ele nunca precise de gostar á pressa!.
De qualquer modo a imagem de marca de Amesterdão não serão apenas os canais,existe um elemento desconcertante e que existe por todo o lado ,mesmo por todo o lado e que são as bicicletas. Vêm de todas as direcções e sentidos,dentro e fora dos passeios,em cruzamentos sem nexo fazendo tangentes entre si e com os transeuntes.È difícil para quem não esta habituado não chegar a casa com o traço de uma roda 21 "imprimida"nas costas.Só á minha conta ia conseguindo emaranhar um cruzamento inteiro,foi varias vezes por um triz!.Disseram-me que todos os anos têm que limpar os canais para retirar as biclas que vão fazendo mergulho...com ou sem tripulante...não sei!.
O "Red light district" é uma coisa do outro mundo.Pensava eu que ia encarar a "cena" de uma forma natural e descomplexada,mas,não é bem assim.Na verdade não será normal ver mulheres pouco vestidas em poses provocantes colocadas em montras a chamar os homens,mas o que me fez mais impressão é que por detrás das meninas via-se a cama,o bidé e alguns artigos de higiene intima.Outro pormenor que eu não sabia é que a maior parte das vezes é a própria montra que se abre para deixar entrar o cliente e a privacidade é garantida com o correr de uma cortina!!. Para um lisboeta que tem a mania de que já viu muita coisa,de mãos nos bolsos e assobio fácil ,com ar de gingão (eu),confesso que não me senti á vontade com este voyeurismo descarado e aberrante.Sempre achei que existiria um qualquer bom gosto ,ou se quiserem,a melhor abordagem possível da prostituição,um lado bom ou menos mau da prostituição.Mas não,de ambos os lados das montras o espectáculo não é bonito de se ver.
Para quem possa e queira ir,é de certeza um destino que merece uma visita mais demorada,é um pais muito á frente e nada tem a vêr com os povos do sul e latinos,para o bem e para o mal são...diferentes desta Europa que conheçemos.

9 comentários:

M. disse...

Conde,

o restaurante é uma antiga igreja.

E o tempo lá é sempre ou quase sempre cinzento. ;)

M.

Rui Silva disse...

M,

obrigado eu li qualquer coisa mas já não me.....

Ana Camarra disse...

Conde

A minha tia viveu em Amesterdão, eu estive para ir para lá viver, tenho lá amigos.
Admiro imensas coisas neles, admiro a pintura, a capacidade de simplicar a vida, a organização, a maneira como moçldaram o mei ambiente, só que para mimhá um problema grave: é frio, cinzento e chuvoso.
Eu preciso muito de sol.

Beijos

Paulo Lontro disse...

Amesterdão é, ela mesmo, uma cidade diferente de todas as outras. É como visitar Veneza, há cidades que são simplesmente diferentes e incomparáveis.
Há em Amesterdão e em grande quantidade,algo que me agrada bem mais e bem mais perfumado... :)

Sunshine disse...

Conde

Não conheço, e apesar de ser fria, chuvosa e cinzenta, a tua descrição aguça a vontade de a visitar ... talvez para o ano :)

Bjs

Anónimo disse...

estou deveras impressionada!
Não sabia que tinhas essa "queda" para a escrita...imagina há qtos anos te andas a perder, rapaz!
Tou a falar a sério!
E eu que te conheço há tanto tempo não sabia!
Gostei muito...continua.."tás aqui tás lá"! :)
BEIJOS

_+*Ælitis*+_ disse...

Uma cidade que eu sem duvida adoro :)

Beijo meu ♥,

A Elite

Maria Manuela disse...

E as matronas que estão nas montras ???? Jesusssss

me-do...

uma pessoa pensa que elas são todas xpto e depois,minha mãezinha, parecem as quengas do Bronx....

:)

Rui Silva disse...

Ana,

Tenho que concordar contigo,na verdade tambem preciso de calor,urgente.

Paulo Lontro,

È verdade ,é diferente,pelo menos em relação ao que conheço na europa...Madrid,Paris,Milão,Roma,Essen e sei lá que mais,Amesterdão tem um não sei quê de diferente.

Sunshine,

Fazes bem em ir.

Bé,

Ainda bem que passas-te por aqui,és das poucas pessoas que me conhecem e que sabem da existencia deste espaço.
Não sei qual foi a queda para a escrita que tu viste,sincéramente.

A Elite em Paris,

Para quem vive em Paris dizer que adora Amesterdão,só fica bem a Amesterdão.

Maria Manuela,

È verdade,eu evitei falar no assunto,mas tens toda a razão.As Estampas pululam pelas ruas do lado de cá das montras.