segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Este dia,29 de Dezembro, tem sido sempre, um dia de introspecção. Mais do que o final do ano que quase coincide, neste dia, obrigo-me a um balanço. Passado um ano desde o ultimo 29 de Dezembro, interessa-me mais equacionar o que fiz e não fiz, do que se fiz bem ou mal. Se podia ter sido melhor Pai, melhor marido ou melhor filho, é claro que sim, agi como sou, com as virtudes e os defeitos como toda a gente. Até posso fazer um esforço, limar arestas e tentar avançar no sentido da perfeição. A verdade é que essa tentativa não passa disso mesmo, uma tentativa. Um upgrade á forma de agir e de interagir com os outros e com aquilo que me rodeia, está condenada ao fracasso porque dura alguns meses ou semanas, voltando á estaca zero, ou seja, àquilo que eu sou, aquilo que cada um de nós é.
Mas há uma postura que tento seguir, uma "atitude" que não sendo nem melhor nem pior do que outra qualquer, altera aquilo que sou, a forma como me relaciono com os outros e comigo mesmo, que me dá mais forças para vencer as dificuldades e que me permite caminhar do lado positivo da vida,contra tudo e contra alguns.

Este ano comecei a construção do veleiro, este ano expus-me aqui na blogosfera. Não venci o medo, arrumei-o de lado, desviei-o do caminho e segui em frente. Sou um homem diferente de á um ano atrás.
Hoje dia 29 de Dezembro, faço 46 anos e portanto mais de metade da vida expectável cumprida, sinto que está tudo por fazer e é esta a "atitude" que me interessa e que mais define aquilo que sou.
Parabéns Mãe, parabéns Pai (estejas onde estiveres), obrigado á minha família por apoiar e defender os meus projectos, que passam a ser de todos. Obrigado a vocês todos que lêem estas páginas e que com os vossos comentários (talvez sem se aperceberem) alimentam e empurram este sonho para a frente.

20 comentários:

Sunshine disse...

Tenho acompanhado o evoluir deste teu espaço, desde que por acaso li um coment teu. Nesta tua partilha de "apontamentos" quase um diário entrevê-se o sonho e o dia a dia, a pessoa que como dizes procura o lado positivo da vida.

Aqui te deixo os meus parabéns pelo teu aniversário e o agradecimento pela partilha desses sonhos.

Bj

Rui Silva disse...

obrigado,é bom ter-te por aqui.

Gata Verde disse...

Muitos Parabéns!!
Espero que o novo ano vos traga só coisas boas!

beijinhos aventureiros

Rui Silva disse...

Obrigado Gata e para voçês tambem...aventureiros

Ana Camarra disse...

Meu menino

Fazer anos é bom, importante, é sinal que cá estamos e deixamos a nossa marca no mundo.
Dizes que puseste o medo de lado, mas não tens de ter medo de nada, não penses que te falta metade da vida, pensa que já cumpriste metade da vida, estás a construir um sonho, o teu barco, tens três filhos lindos, conseguiste conquistar mais um espaço de afectos, este.
Onde pessoas sem te conhecerem de outra forma se identificam se sentem próximas, preocupam-se contigo.
Nos teus filhos poderás deixar um residuo grande de boas recordações de um pai aventureiro, de um homem audaz, que deita mãos á contrução de um sonho.
Quantas pessoas o conseguem concretizar?
Procura o calor da vida, o lado positivo, tudo tem um...
Parabens, um grande beijo

MEU DOCE AMOR disse...

Conde:

Li o teu texto com atenção e como gostei vou fazer um pequenino coment.Parabéns pelo facto de colocares o medo de lado,esse grande entrave à felicidade e à concretização de objectivos.

Quanto ao "está tudo por fazer"...olha que não.Colocaste os teus filhos no Mundo para cumprirem a sua missão.E mesmo que ainda falte muito para fazeres...está então na hora de ires em frente.Coragem e determinação para ti.

Fica um presentinho lá no meu cantinho para ti.

Um beijinho doce e um Ano de 2009 cheio de paz,amor,saúde e a concretização dos teus desejos.

Rafeiro Perfumado disse...

Então parabéns (atrasaditos) e que 2009 seja a conclusão do veleiro e de muitos mais projectos. Apetece-me comentar as tuas contas sobre a longevidade expectável, mas não te quero deprimir... ;)

Abraço, feliz 2009 e seguintes!

Paulo Lontro disse...

Conde, parte deste teu texto poderia bem ter sido escrito no meu canto.
Há mais pontos em comum do que podes imaginar...

Anónimo disse...

Muitos parabéns e feliz 2009!

Patrícia Villar disse...

Conde...falhei, mas hoje estou aqui para te dar os parabéns (não só pelo aniversário) e desejar um excelente 2009!

Obrigada e beijinhos

Conversa Inútil de Roderick disse...

Parabéns. Atrasados, mas parabéns.
E isso de sermos melhores, podermos ser melhores, não!
Nem devemos ser melhores, nem podemos ser piores.
Temos é de ser nós mesmos. Únicos! Se formos nós mesmos, será isso que nos faz especiais. Sermos Únicos!

Ah! E parabéns! Mais uma Vez!

Su disse...

Muitos parabéns !!
E um bom Ano de 2009.
Muito obrigado pela amizade e carinho.
Beijos grandes da amiga do sul .

GarçaReal disse...

Muito interessante a maneira cativante como expões o teu texto.
Gostei.
Realmente todos devíamos fazer uma introspecção anual no minimo...Acho que não o faço...Ou farei fragmentadamente? Nem sei.

Bom Ano para ti

E já agora mesmo atrasada os meus parabéns .

Bjgrande do lago

M. disse...

Grande Conde,

Parabéns por tudo e espero sinceramente que daqui a um ano, esteja a ler um post aqui onde os balanços sejam ainda melhores.

M. disse...

... isto foi incompleto sem querer :P

De qualquer maneira, bom trabalho e bons ventos até ao próximo porto. Que as tempestades sejam suaves mas não deixem de dar luta, as calmarias saborosas mas não deixem adormerce demasiado e os portos de abrigo acolhedores.

Bom 2009

M.

Soraia Silva disse...

Obrigada pela visita e pelo comentario...

volta sempre :)

beijo

Paulo Lontro disse...

Então Conde?
Este ano ainda não molhaste o pincel!
Já tenho saudades!

Sunshine disse...

Nada de novo no front ???


Bjs

Gata Verde disse...

Olá amigo!
A ilha maravilhosa que visitei chama-se Santorini...e é mesmo linda!
Tens de velajar até lá...

beijos

Ana Camarra disse...

Estamos em Janeiro, tens de fazer outra navegação.......