segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Solsticio do Inverno


O facto de este blogue se chamar; navegar entre as estrelas, significa que mais tarde ou mais cedo se iria falar em estrelas e planetas. È verdade que se pode dar a volta ao mundo num veleiro sem nunca consultar os astros e infelizmente é isso que acontece, a maior parte das vezes. O uso sistemático e fácil do GPS aniquilou quase completamente a necessidade e algum do romantismo que envolve a análise dos astros e toda a panóplia de almanaques , tábuas náuticas e outros complementos que acompanharam todos os navegadores desde o inicio das primeiras "saídas" para o mar até aos nossos dias.
Imagino que por esta altura metade dos leitores destas páginas já terá emigrado para outras paragens, mas para aquela meia-dúzia que insistem em ler isto até ao fim,eu gostaria de dizer alguma coisa acerca do solstício de inverno, que foi no passado dia 21 de Dezembro.
Na verdade o solstício de inverno e o solstício do verão que acontece a 21 de Junho, acontecem devido a dois factores conjugados, que são : a inclinação do eixo da terra e ao facto da órbita da terra em torno do sol ser elíptica o que provoca um gráfico como o que é representado na figura acima ou seja o analema do sol.
Este analema consegue-se, fazendo o registo (regimento) da posição do sol no firmamento num determinado lugar á mesma hora ,em dias sucessivos e ao longo de um ciclo anual.
A figura acima representada parece um 8 mal formado ou um sinal de infinito. As extremidades do 8 serão a declinação mais acentuada do Sol em relação ao equador,sendo o seu valor maior no solstício de inverno (declinação 23 graus 27` Sul) e solstício de verão (declinação 23 graus 27`Norte) .
Sendo o dia 21 de Dezembro o dia mais pequeno,em que o Sol está menos tempo visível, logo a noite é maior. No dia 22 de Dezembro O movimento aparente do Sol irá subir em Latitude e aos poucos e poucos os dias ficarão maiores ,até ao solstício de verão em que atingirá o seu ponto mais a norte (aparente),que será representado no analema pela parte superior do 8.
Embora esta informação esteja incompleta, o objectivo pretendido é apenas fazer com que meia dúzia de pessoas tenham a curiosidade suficiente de questionar estas coisas do cosmos do qual nós todos fazemos parte integrante e que para mim,embora não seja um especialista,são fascinantes.

4 comentários:

Sunshine disse...

Navegando entre as estrelas ... é nestes pequenos pormenores que captam a atenção que está a magia que prende os leitores aos blogs.

É na partilha destas informações, nas histórias de juventude e nos sonhos a realizar que se forma uma rede de amigos.

E, tens razão, é sempre fascinante saber mais coisas sobre o cosmos e tudo mais.

Bjs e o desejo de um Bom Natal na companhia de quem mais amas.

Paulo Lontro disse...

Claro que é uma informação interessante! Obrigado.

M. disse...

Graças a ti não passou totalmente ao lado. É que se não tivesse vindo aqui nem tinha dado por nada. O que não me costuma acontecer.

Gracias!

M.

Ana Camarra disse...

Conde

Eu também gosto muito dessas coisas, acho fascinante.
Apesar dos GPS acho fantástico a forma como se começou a navegar usando aquilo que aos nossos olhos é fixo e imutavél, as estrelas.
Depois acho que os solsticios afectam-nos profundamente, como as marés, as fases da lua, afinal fazemos parte deste universo e é impossivél não ser afectado.

Beijos