

A hora mudou, foi adoptada a "hora de verão". È uma decisão politica que no caso de Portugal continental, Madeira e Porto Santo é igual a UTC + 60 minutos (tempo universal coordenado) ou TU (tempo universal) tendo como referencia Greenwich. Nos Açores a hora oficial adoptada é igual a UTC.
A nossa vida diária é regulada pelo tempo solar, definindo-se dia, como o intervalo de tempo entre duas passagens consecutivas do Sol, pelo meridiano inferior de um lugar (qualquer).
O Sol, desde o ultimo equinócio a 21 de Dezembro, onde atingiu a sua declinação máxima 23º26´ Sul, tem vindo a subir em latitude, ou seja, a aproximar-se do Equador (não o astro em si mas sim a projecção do astro na superfície terrestre), o que aconteceu a 21 de Março (primavera). Nesta data, o tempo de duração do dia é igual á noite e á medida que for subindo em latitude os dias serão maiores, surgindo assim a adaptação artificial (mudança da hora) orientada por factores políticos.
Esta questão das horas é normalmente o maior quebra-cabeças que os candidatos ao exame de Patrão de alto mar enfrentam. Existem vários conceitos de hora: hora oficial; hora legal; hora média do lugar; hora média de Greenwich; hora de bordo, (penso que não me esqueci de nenhuma!).
O mais curioso é que com tantos conceitos de "hora" o Almanaque náutico mostra-nos que raros são os dias ao longo de um ano que realmente tem 24 horas.
P.S. Informações retiradas do manual " curso de desportista náutico--Patrão de Alto Mar" de Antão,António M. Lopes.
As fotos foram retiradas do site da ANC.