quinta-feira, 26 de março de 2009

Primavera suja

Eu vivo do ar, do ar poluído, sujo e inquinado. Trabalho em sistemas de filtragem e por isso não fico indiferente a situações como aquela que a foto tenta captar.
Não sei se dá para ver bem, mas esta é a imagem que eu tive da zona de Lisboa, bem lá no fundo com uma intença nuvem amarela. A imagem foi tirada perto de Bucelas, onde a primavera se faz sentir com toda a força a que tem direito. Em linha recta são talvez 7 ou 8 Km, mas é o bastante para a diferença no ambiente se fazer sentir.
Esta conjuntura que vivemos , são, sem sombra de duvida, tempos difíceis. Famílias passam por problemas gravíssimos devido ao desemprego e dificuldades que dai advêm.
Mas o Planeta está a sofrer menos com a estagnação industrial. Andam menos viaturas pelas ruas, não se queima tanto petróleo. È uma pena que esta folga que estamos a dar ao planeta seja á custa do sofrimento humano e não porque resulta de uma escolha ou opção lógica.
È por isto que eu sou um pessimista, esta incongruência só tem um caminho....destruição, desgaste, aniquilação. È bom que alguém descubra forma de saltar-mos para outro planeta, deve haver por ai outro espaço qualquer para nós humanos, ocuparmos e esgotarmos em três tempos (em simultâneo vamos dando uns tirinhos uns aos outros).
À primeira vista, parece que este post nada tem a ver com o costume, ou seja, o mar e a aventura em partir por ai. Mas tem tudo a ver, é que eu já começo a ficar cansado da pressão.
Uma vez vi um cartaz que dizia mais ou menos assim...:O planeta terra é composto por uma infinidade de água em relação á pequena parcela de terra habitável aonde se amontoam biliões de pessoas...o que faz você do lado errado do planeta!..." e eu começo a ficar farto disto.

9 comentários:

leitanita disse...

1º há que tratar de dar um salto ao outro lado do atlantico!

2º Oh conde de Alverca... com essa de Bucelas deixaste-me ... o meu pai é de Bucelas!

3º Tou quase a voltar vamos beber um copo e vais ver que Lisboa é o céu comparado com isto aqui deste lado!

4º Tens toda a razão, o que raio andam os humanos a fazer por aqui a estragar tudo?!?

Paulo Lontro disse...

Pois...
Mas do outro lado não há escolas para os teus filhos, há menos cuidados de saúde e há menos possibilidade de trabalhar quanto ao resto.... também me apetece continuar a sonhar que é possível!

Mad disse...

Este sábado podes fazer a tua parte: vai lá ao meu blog ver a "Hora do Planeta".

Bjs.

Missanguita disse...

Uhm.... é uma questão de acabares o veleiro... ficas com uma ilha privada do lado certo do planeta!

Ana Camarra disse...

Conde

Eu se calhar não te dou novidade nenhuma ao dizer-te que acredito no desenvolvimento sustentavél.
Acredito que é possivél viver-mos com conforto, barriguinha cheia, cultura e sem danificar por aí além o planeta.
Mais ainda, acredito que ainda muito se pode recuperar que muita coisa não está irremidavélmente perdida.
Há pouco tempo passeava num dos meus locais favoritos, a Serra da Arrabida, verifiquei que apesar do fogo há 2/3 anos e da Secil a escavar a Serra regenera-se de uma forma fabulosa.
Acredito que a tecnologia pode e deve de ser usada não só para o conforto da humanidade mas também para minimizar o impacto humano na natureza.
Basta que se coloque o mesmo empenho que se coloca em guerras, por exemplo.

Beijos

Rui Silva disse...

Vamos jantar a Bucelas e descutimos os outros pontos. Sei de um restaurante que é do tempo do teu Pai.

Paulo,
Depois de lá estar todas essas questões se resolveram.A questão é mesmo essa,é mais comodo nada fazer e queixar-me apenas.

Mad,

Já fui.


Missanguita,

È isso mesmo. È essa a ideia,uma ilha onde eu quiser.

Ana,

Eu tambem acredito nessa possibilidade. Eu tambem sei que tecnicamente é possivel, mas olha á tua volta e diz-me o que vês. Repara em nós humanos e vê o que é que somos....uns guerreiros, é isso que fazemos bem,a guerra.Até no campo espiritual, que devia de ser puro,intocável e acima de todos os interesses profanos, diz-me o que vês.

leitanita disse...

Oh pá e o Chão do Prado??? Conheces, gostas?
A beleza do local faz-nos acreditar que é possível aquela qualidade de ambiente, e não necessariamente, qualidade de vida.

Ana Camarra disse...

Conde

Ainda assim vejo esperança!
Tenho de ver!
Tenho de ter esperança por mim, por ti, pelos meus filhos e pelos teus.
Podemos ensinar-lhes, podemos aprender com eles, podemos colocar esse emprenho em tudo, no dia a dia.
Se não tivesse essa esperança não valia a pena viver!
O ser humano é capaz das maiores atrocidades mas também é capaz das maiores maravilhas.

beijos

Gata Verde disse...

Estás coberto de razão! Eu adoraria poder "abrir" a cabeça de muita gente e fazê-los entender que estão a fazer mal a eles mesmos!
Enfim...pessoal básico e umbilical!

beijos