domingo, 29 de março de 2009

A culpa é do Sol




A hora mudou, foi adoptada a "hora de verão". È uma decisão politica que no caso de Portugal continental, Madeira e Porto Santo é igual a UTC + 60 minutos (tempo universal coordenado) ou TU (tempo universal) tendo como referencia Greenwich. Nos Açores a hora oficial adoptada é igual a UTC.
A nossa vida diária é regulada pelo tempo solar, definindo-se dia, como o intervalo de tempo entre duas passagens consecutivas do Sol, pelo meridiano inferior de um lugar (qualquer).
O Sol, desde o ultimo equinócio a 21 de Dezembro, onde atingiu a sua declinação máxima 23º26´ Sul, tem vindo a subir em latitude, ou seja, a aproximar-se do Equador (não o astro em si mas sim a projecção do astro na superfície terrestre), o que aconteceu a 21 de Março (primavera). Nesta data, o tempo de duração do dia é igual á noite e á medida que for subindo em latitude os dias serão maiores, surgindo assim a adaptação artificial (mudança da hora) orientada por factores políticos.
Esta questão das horas é normalmente o maior quebra-cabeças que os candidatos ao exame de Patrão de alto mar enfrentam. Existem vários conceitos de hora: hora oficial; hora legal; hora média do lugar; hora média de Greenwich; hora de bordo, (penso que não me esqueci de nenhuma!).
O mais curioso é que com tantos conceitos de "hora" o Almanaque náutico mostra-nos que raros são os dias ao longo de um ano que realmente tem 24 horas.
P.S. Informações retiradas do manual " curso de desportista náutico--Patrão de Alto Mar" de Antão,António M. Lopes.
As fotos foram retiradas do site da ANC.

11 comentários:

Ana Camarra disse...

Conde

Podes ter carradas de razão, que eu sei foi que me roubam uma hora inteirinha e faz-me imensa confusão, vou andar baratinada meia duzia de dias, menos do que quando fazem o mesmo no Inverno, mas ao contrário, tu percebes.
Verdade, verdadinha é que mesmo sem tocar nos ponteiros do relógio os dias ficam com mais luz, mais sol, mais calor, não era preciso mexer em mais nada...

Beijo

Paulo Lontro disse...

E ainda há a hora do meu relógio que é igual a UTC + 60 minutos (tempo universal coordenado) ou TU (tempo universal) tendo como referencia Greenwich mais uns 5 minutos por questões de segurança, detesto chegar atrasado...!!! Lol Lol....

Missanguita disse...

O qu me vale é que me mandaram para casa de férias... senão... ía dar asneira...

leitanita disse...

Que grande chatice! Nesta fase da minha vida não me dá mesmo jeitinho nenhum complica-me imenso.
Já viste o que é ter de pensar que quando eu acordo vocês estão já a acabar de almoçar?!

Rui Silva disse...

Ana,

provavelmente tens razão.


Paulo.
pois, essa foi boa.

Missanguita,
Goza as tuas férias que bem as mereces. Foi de propósito? darem-te as férias com a vinda da Leitanita?.

Leitanita,
Pensa comigo,O sol dá uma volta ao planeta (aparente) em 24 horas. O que dá 15 graus por hora (dai os fusos) se cada grau tem 60 minutos ou seja 60 milhas, por cada segundo o sol "anda" 1 milha=1860 metros. Isto é mais deslumbrante do que aquilo que fazemos a determinada hora...não concordas?.

leitanita disse...

Conde,
Isso visto nessa perspectivo eu até diria mais: é poético!
Mas é tão mais fácil refilar!!!

Jorge Ventura disse...

A minha preferida 'e a Hora de Bordo , porque 'e o Capitao que a estabelece...

Rui Silva disse...

Leitanita,
desculpa, enganei-me nas contas, é o que faz fazer comentarios ás 2 da matina. O Sol (no seu movimento aparente) viaja a 9oo nós (1 nó é igual a uma milha, mas esta apenas se utiliza para distancias) por hora. Logo num minuto percorre 15 milhas, sendo por segundo o,25 milhas.

JOrge V.

È verdade o que dizes, mas isso estás tu carregadinho de saber na prática, enquanto eu é mais ouvir dizer.

Teté disse...

Raros são os dias que têm 24 horas? Ai, ai, que tenho de voltar à primária... :)))

Bom, só agora consegui um tempinho para abrir uma conta gmail (que o antigo está semi-entupido há um tempão), pensando que demorava mais tempo, obviamente. Vou colocar lá no blogue, mas como perguntaste, aqui vai: quiproquo.tete@gmail.com
(ainda não experimentei, mas espero que funcione)

Beijocas!

Gata Verde disse...

Vim deixar-te uma beijoca e desejos de uma Páscoa Feliz!!

Ana Rocha disse...

Ola ola

Mesmo sendo culpa do sol, eu adoro-o!!!

Imagina uma semana inteirinha ao sol.... delicious!!!!

BOA PÀSCOA