terça-feira, 19 de maio de 2009

Genuino Alexandre Goulart Madruga





Um excerto do Diário de bordo com a data de hoje, dia 18 de Maio.



Diário da 11ª Etapa Brasil - Açores Dia 18 de Maio 2009 - 17h UTC POSIÇÃO: 20.54 Norte - 046.34 Oeste ESTADO DO TEMPO: Vento SE 10 nós, mar pequena vaga, céu descoberto, bom tempo.OCORRÊNCIAS: Sábado do Espírito Santo, 18 de Maio de 2002 pelas 15h00 o Hemingway dava entrada no Porto da Horta regressando de sua primeira viagem à volta do Mundo. Foi dia de festa no mar e em terra! No dia 25 de Agosto de 2007 este emblemático veleiro partia com seu único tripulante do Porto das Lajes da ilha do Pico para segunda viagem a volta do Mundo. Desta vez tratava-se do maior de todos os desafios - Passar o Cabo de Horn de Leste para Oeste! Efectivamente no dia 14 de Janeiro de 2008 o Hemingway cruzou o Cabo da ilha de Horn, chegou a Latitude 56 Sul, navegando em sentido contrário ou seja do Atlântico para o Pacífico. A 21 de Março de 2009 completa-se a segunda viagem de circum-navegação na posição 08.27 Sul, 023.12 Oeste. Hoje, decorridos Sete anos, navego a caminho da minha ilha onde devia chegar como antes no Sábado do Espírito Santo. Tal não irá acontecer nesta data tão importante para todos os Açorianos residentes ou não nas nossas ilhas porquanto mais uma vez o Hemingway como frágil que é foi vítima das forças da Natureza ficando mais uma vez sem mastro! Sem seu mastro, navegando com vela e mastro improvisados, irá regressar às nossas lindas ilhas em data posterior, mas irá regressar! Antes de terminar deixo-vos um pensamento de Henry Van Dyke "Sejam felizes com a vida porque ela vos dá a oportunidade de amarem e trabalharem e brincarem e olharem para as estrelas". Navegando em precárias condições, 1412 milhas a Sudoeste com rumo a minha ilha, Genuíno Madruga.




Genuíno Madruga é um pescador Açoriano (Pico) , que influenciado por navegadores que desde sempre aportaram por aquelas paragens, deixa-se influenciar ao ponto de fazer uma volta ao mundo em solitário. Não satisfeito, anos mais tarde repete a proeza, dificultando a "voltinha"fazendo-a no sentido mais difícil e passando pelo Cabo Horn de Este para Oeste.
Em ambas, devido a ventos violentos, parte o mastro e vai concerteza chegar á sua terra da forma possível.

7 comentários:

Paulo Lontro disse...

Bom, coragem não lhe falta..!!!

leitanita disse...

Há que viver o SONHO!!!
Parabens a todos aqueles que o fazem. bjs

Ana Camarra disse...

Só me recorda os Afonsinhos do Condado

"Leva-me contigo..."

beijos

Gata Verde disse...

Adoro a marina da Horta! Passo horas a ver os desenhos deixados pelos navegadores!

beijos

Rafeiro Perfumado disse...

Mesmo se o barco afundasse, ele ficaria à tona. É que são necessárias umas "bolas" enormes para embarcar numa viagem assim...

Abraço!

Teté disse...

Então que ele chegue a bom porto, depois dessa aventura, que não é para todos...

Cada um com o seu sonho, não é verdade?! :)

Beijocas!

Rui Silva disse...

Paulo,
È a pura das verdades.

Leitanita,
Estou contigo.

Ana,

Olha que não Ana, ele passou por latitudes muito a sul, sabes o que significa....frio!.

Gata,
Cuidado, foi assim que tudo começou comigo!.

Rafeiro,
duas viagens dessas, é que na primeira....

Teté,
Cada um com a sua, é verdade.